Purê de abóboras com molho de carne e arroz de cenouras



Decidi de última hora, já que o Per Olav foi viajar e eu estava meio de bobeira por aqui, participar do Waiter there's something in my gourd e vi que a Cook Sister tinha prorrogado o prazo de participação para hoje.

Como descobri agora a noite resolvi 'requentar' meu almoço e participar do evento. Sobre o evento leia aqui

Jeanne, a Cook Sister, prorrogou o prazo aqui nesta outra postagem

Como mencionei, meu jantar é minha participação no evento. Um prato bem singelo, composto por purê de abóboras, molho de carne e arroz de cenouras. Simplizinho e delicioso totalmente de acordo com o meu estilo comida caseira. Além do mais eu ainda estou cheia de abóbora em casa!



O segredo deste purê está em escorrer totalmente a água da abóbora. Abóboras são da família das Cucurbita que inclui as abobrinhas e os pepinos e é uma fruta, e não legume! Diferentemente das batatas, que tem um altíssimo conteúdo de amido, a polpa da abóbora contém muita água, e nenhum amido. Por não conter amido o purê não dará liga se (1) não for retirada o máximo de água possível. Primeiro deixando a abóbora já cozida escorrer numa peneira. E depois que a abóbora cozida voltar ao fogo deixar a água evaporar um pouco, no fogo baixo e (2) sem adicionar um pouquinho de leite, um tanto de queijo parmesão, manteiga e um pouco de amido de milho.





Depois de pronto o prato foi montado com arroz de cenouras e molho de carne. O purê é mais amarelado pois as abóboras daqui são bem clarinhas. Fica com uma carinha de polenta, mas o gosto é outro. O queijo dá um toque todo especial.





Purê de abóboras:

3 xícaras de abóboras cortadas em cubos pequenos cozidas em água e sal até ficarem bem macias.
3-4 colheres de sopa de manteiga
1/2 de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de leite (usei desnatado)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de amido de milho (opcional)

Cozinhar as abóboras em pouca água até ficar macia. Escorrer a água e deixar escorrendo por bastante tempo numa peneira ou escorredor de macarrão. Depois que a abóbora estiver o mais seca possível coloque-a de volta na panela seca, esmague as abóboras com um esmagador de batatas manual e aqueça a panela em fogo baixo para evaporar uma pouco mais da água da abóbora cozida. Vá mexendo para a abóbora não grudar no fundo da panela, nem queimar. Este processo é importante pois é difícil incorporar os demais ingredientes com a grande quantidade de água que solta da abóbora cozida.

Depois que evaporou mais um pouco de água no fogo, adicione a manteiga, o leite e o queijo parmesão e misture bem. Por fim adicione o amido de milho se desejar. Não é obrigatório adicionar o amido, depende do tipo de purê que se prefira. Ajuste o sal. Se preferir adicione um pouco de pimenta do reino. Vá mexendo bem até incorporar tudo e o purê engrossar e secar um pouco.

Obs. Sem um pouco de amido e de gordura o purê não vai ficar grosso como um purê de batatas pois abóboras contém muita água e nenhum amido. Eu prefiro sem amido, um pouco mais macio, mas a escolha é sua.

A polpa das abóboras depois de cozidas e evaporadas concentram os nutrientes presentes nesta fruta como o betacaroteno, vitamina A e em menor quantidade potássio e vitamina C. As sementes de abóboras concentram um arsenal adicional de minerais, vitaminas e óleos do bem e podem ser usadas entre outras coisas em pães.

Além de muito leve, o purê de abóboras é saboroso e saudável.

Comentários

Olá Claúdia!


Eu detesto quando fico sozinha...dantes achava que me dava muito bem com a minha solidão, mas apesar dos meus ares de independência,confesso que me sinto meia perdida se não posso chamar e ter o Miguel de imediato!

Foi boa a sua ideia em participar, uma maneira óptima de se distrair e ainda ter um prémio delicioso no final!
Nunca me tinha lembrado de fazer um puré de abóbora com parmesão, mas deve ficar super bom!:)
Claudia disse…
Leonor,


Purê de mandioca e abóboras têm sabor muito suave por isso o queijo é importante, ajuda a dar mais sabor.

A mandioca é mais fácil de lidar pois é cheia de amido também. Mas abóboras são pura água.

O marido na China e eu aqui comendo tudo sozinha. Não vai dar certo...

Claudia

Postagens mais visitadas