Creme de amêndoas com gelatina de laranja vermelha...



Ando sumida apesar de ter cozinhado feito uma louca durante os últimos dias. Entre outras coisas eu e Per fomos responsáveis pelo almoço do elenco da peça da escola que ensaiaria o sábado inteiro. As preparações começaram com as compras na quinta-feira e tudo o que podia ser feito com antecedência. O cardápio foi longo já que o mesmo incluiu almoço e dois lanches. Ontem eu ainda precisei preparar comida para servir durante a festa de encerramento da equipe de handball da Estela. Eles fazem uma festa grande para todas as equipes infanto-juvenis de handball do clube e os pais preparam tudo o que vai ser servido no jantar. Eu ainda estava responsável por ajudar a arrumar e "limpar" a mesa durante o jantar. Tipo repondo bandejas vazias, reposicionando pratos, as cestas de pães etc. A coisa aqui funciona bem se todo mundo ajudar e, por isso, todo mundo deveria ajudar. Mas quem disse? Eu tento fazer a minha parte para que o show não pare e as crianças se divirtam. Mas que o ritmo é pesado, é...



E por causa do cansaço, acho, Estela e eu caímos resfriadas no domingo. Mas ontem saímos porque tinhamos a festa do clube. Mas hoje estou bem melhor, garganta ainda queimando, mas sem dores de ouvido e de cabeça. Hoje eu consegui achar alguma energia para finalizar esta postangem que comecei há coisa de uma semana, acho. Fazia tempo que eu queria experimentar um creminho de amêndoas sem ovos, tipo panna cotta com laranja. Eu fiquei com mais vontade de adicionar laranja ao meu creme de amêndoas depois de ver uma panna cotta de laranja no blog da Dani. O resultado é uma daquelas receitas muito simples e sedutoras que eu não me canso de comer.




Primeiro eu pensei em usar meu leite de amêndoas nesta receita, junto com o licor de amêndoas, mas no fim eu achei que meu leite de amêndoas ficou muito sem graça e com uma aparência esquisita e por isso resolvi usar leite desnatado além de creme de leite. Eu raramente uso creme de leite mas achei que iria dar uma "liga" melhor com o licor de amêndoas já que eu iria usar leite de amêndoas que é muito leve. O par perfeito para o creme de amêndoas acabou sendo uma gelatina de laranjas vermelhas que além de estarem a mão de quebra estavam super saborosas, com sabor de laranja pera madura e na estação...



Creme de amêndoas


300 ml de creme de leite
300 ml de leite desnatado
3 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de licor de amêndoas (usei Disaronno)
3 colheres de chá de gelatina em pó

Como:

Numa panela de fundo grosso coloque o creme de leite, o leite e o açúcar cozinhe em fogo médio até ferver. Enquanto o leite cozinha hidrate a gelatina em 50 ml de água gelada. Se for usar folhas de gelatina amoleça-as em água. Quando a mistura de leite e creme ferver retire a panelinha do fogo e adicione a gelatina amolecida e mexa bem para dissolver a gelatina totalmente. Volte a gelatina ao fogo se precisar de mais calor para dissolver. Deixe esfriar levemente antes de adicione o licor de amêndoas e mexa suavemente para incorporar. Distribua a mistura em tacinhas ou xicaras de café ou vidro e leve para gelar por pelo 3 horas antes de servir. Sirva com calda ou gelatina de laranjas.

Rende 6 porções com cerca de 125ml cada.




Gelatina de laranja vermelha


200 a 220ml de suco de laranja (equivale ao suco de 3 laranjas)
2 colheres de sopa de açúcar (use a gosto)
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor

Como:

Esprema as frutas para retirar o suco e peneire. Coloque o sucos de laranja e o açúcar em uma panela de fundo grosso e aqueça em fogo médio até ferver. Enquanto isso coloque cerca 50 ml de água gelada num potinho fundo, polvilhe a gelatina em pó sobre a água gelada e deixe até que a gelatina se hiddrate e cresça. Se for usar uma folha de gelatina é mais fácil ainda, coloque a folha em água gelada até amolecer. Quando o suco de laranja ferver retire a paneinha do fogo e adicione a gelatina amolecida (no caso da folha escorra a água apertando a folha com a mão). Mexa bem até dissolver totalmente. Deve dissolver bem rápido, mas se por acaso a gelatina não dissolver totalmente volte a panelinha ao fogo médio e mexa bem até que esteja totalmente dissolvida.

Deixe esfriar fora da geladeira e, antes que comece a endurecer, coloque uma camada de gelatina nos potinhos sobre o creme de amêndoas já duros. Coloque para gelar por cerca de 3 a 4 horas.

Rende gelatina suficiente para cobrir as 6 porções individuais de 120ml de creme de amêndoas.

Comentários

Unknown disse…
Parece ser uma combinacao perfeita. Para mim so o creme de amendoas chegava.

Beijinhos
♥ mesa para 4 disse…
que combinação inesperada e saborosa :) Um abraço :*
Dani disse…
Ai, meu deus! Que cor linda a dessa laranja. Já vi em várias receitas, mas nunca para vender - vai ver que há, vou procurar!
Quero tentar fazer isso, vou colocar estes itens na minha lista de compras, já que só tenho "farinha de amêndoas" no armário (e quero tentar aprender a fazer o leite, adoro TUDO que leva amêndoas, tudo; em casa, tínhamos um chá chinês de amêndoas, que ganhei de presente, mas nunca mais encontrei).
Estou só imaginando a frescura destes sabores.
Estava comendo um chocolatinho e larguei. Estou é a fim de sabores de frutas, texturas leves.
Beijão!
Figos & Funghis disse…
Menina, que receita espetacular! Adorei! A combinação de creme de amêndoas com gelatina de laranja deve ficar divina! Vou ter que experimentar, vou copiar a receita e assim que der vou fazer em casa.
Parabéns!
Bjinhos
Claudia Lima disse…
Eu adoro esta coisa de organizar eventos. Talvez devesse ter me tornado uma Party Planner. Dá trabalho, mas vale a pena!
Eu amo estas laranjas e a cor é realmente divina!
Ficou com cara de sobremesa de alto verãao, fresca e colorida na medida.
Espero que se recuperem da gripe. Aqu9i hoje está meio friozinho. Veio uma frente fria abençoada.
Bjs :)
Gina disse…
Com ajuda tudo fica mais fácil, certamente, além de ser mais agradável organizar e conversar. A festa ou o evento já começa aí.
A cor dessa gelatina ficou linda.
Curiosamente, hoje publiquei um cheesecake com geleia de laranja vermelha, que ganhei da Valentina, do Trem Bom.
Bjs.
Claudia disse…
Cacahuete,

O creme de amêndoas ficou uma delícias mas a composição com a laranja ficou perfeita.

Samma,

A combinação é deliciosa e a gelatina faz um sucesso incrível com as crianças.


Dani,

As laranjas vermelhas são sicilianas, um sonho para mim já que elas tem o sabor muito parecido com a laranja pera brasileira, supr suculenta e incomparáveis com aquelas laranjas espanholas e israelenses que inundam os mercados por aqui o ano todo. Sabe aquelas laranjas imensas, de casca super grossa com biquinhos? Afe, que eu as odeio. Mas essas vermelhinhas tem a estação bem curta. Este ano só vieram orgânicas, o que é um luxo e estão ainda mais suculentas que o normal....

Quanto ao leite de amêndoas, bem, eu fiz uma vez para experimentar e usei num bolo, no lugar do leite e fica perfeito em bolos e torta mas num creme cozido ficou com uma textura gordurenta esquisita e eu achei que não ia ficar bom.

Figos e funghis,

A mistura é perfeita e fica ótimo como caldinha também, mas as caldas precisam de mais açúcar e aí eu prefiro fazer a gelatina que fica bem pouco doce!

Clauzinha,

Sabe que eu preferia não fazer muito, mas preciso participar pois as crianças adoram essas festas e celebrações. No fim ficou tudo super. Adoro você falar que a frente fria foi abençoada. Menina, ontem aqui nevou, acredita? O dia inteiro, mas uma neva que não acumula pois o solo já está quentinho.


Gina,

Preciso conferir tua cheesecake. Eu normalmente não gosto de geléia de laranja, aquelas tipo marmeladas inglesas tradicionais, mas essas laranjas vermelhas são tão doces e suculentas, uma delícia.

Beijos queridas, obrigada pelos comentários.


C.
Sandreane disse…
Cláudia, a textura parece maravilhosa... Fiquei de água na boca :)
Abração!
Gina disse…
Cláudia, a geleia de laranja vermelha da Duchy não é amarga, mesmo usando as casquinhas. Mas tem um detalhe, sou a favor de tudo menos doce. Na cheesecake ficou perfeita. Mesmo o marido, que gosta de mais docinho, também aprovou.
Bjs.
Babette disse…
Que delícia de receita e de fotos!!!
Babette

Postagens mais visitadas