Quindim de coco



A minha alimentação anda um certo caos, evitando e tentando evitar comer um monte de coisas mas isso, por enquanto, não inclui quindins. Na maior ansiedade por causa dos eventos que estão ocorrendo este mês, eu precisava me oferecer um agrado, um relaxamento e fui fazer quindins. Eu precisava comer quindim para matar um desejo que também faz muito mal ao corpo quando não saciado a tempo. Fazia tempo que eu não fazia quindins, desde que acertei faze-los, usando uma receita da Cláudia Lima.

Os quindinzinhos de hoje foram feitos com coco ralado seco e por isso eu reduzi um pouco a quantidade em relação a receita original pois eu acho que o seco fica um pouco mais pesado do que o fresco. Eu até comprei um coco fresco no mercado mas depois que o Per abriu vimos que ele estava azedo, com um cheiro horroroso. E aí tive que usar coco seco mesmo, mas use o fresco se puder pois fica bem melhor.




Quindim de coco

(Receita da Cláudia Lima)


6 gemas peneiradas
6 colheres de sopa de açúcar + para salpicar nas forminhas
5 colheres de sopa de coco ralado fresco (use seco se for preciso)
Manteiga para untar


Como:

Misture as gemas, o coco e o açúcar e divida a mistura em forminhas bem untadas com manteiga e salpicadas com açúcar. Coloque as forminhas em uma assadeira grande e coloque água até a metade das forminhas. Asse em forno pré-aquecido a 170C por 30 a 40 minutos ou até que a cobertura dos docinhos fique bem dourada e firmes ao toque. Quando estiver no ponto retire do forno e deixe esfriar levemente e desenforme. Se deixar esfriar vai ser difícil desenformar e precisará aquecer as forminhas um pouco.

Rende 8 quindinzinhos individuais nas forminhas pequenas.


Comentários

Bichinha disse…
Eu sei que não dá para pqequeno-almoço mas se pudesse mesmo agora comia um. Que aspecto tentador!!!
Tangerina disse…
Cláudia, Eu adoro quindins mas infelizmente nunca acertei com nenhuma receita :(
Vou fazer a sua em breve ;)

Um beijinho,
Carlota
® disse…
...um quindin quadradinho é a primeira vez que vejo, viu?! =]
Eu não fui muito feliz na minha primeira (e única) tentativa desse docin... ficou com cheiro muito forte do ovo e não consegui comer...:/
Acho que uma boa peneira deve fazer toda diferença, né?!
Fia, tá de dieta prá q? Vai sumir, hein?! Vem cá prá roça que vou fazer um fejãozintropêro, uma fornada de pãodiquêjo e muito suco de manga geladin... e claro, un cafezin prá acompanhá as broinha de caxambú...
Isso sim que dá sustânça!
Um bejim no seu coração e que essa semana seja feita de alegrias prá vc e seus amores...
Eu sou uma gulosa por quindim.
Adorei o quindim quadrado, ficou muito bonito.
Sabes que em Portugal temos um doce parecido que em vez de coco leva amêndoa, chamam-se Brisas do Liz.
Bjs
Manuela
Claudia disse…
Bichinha,

Nada impede de um tanto de ovos e açúcar no café da manhã, e por que não, não é mesmo?


Carlota,

Esta receita é perfeita e bem fácil, vale a pena experimentar!


Vinni,

Aceito de bom grado o cardápio e a programação, ia me dar uma felicidade. Mas sabe, minha dieta não é para perder peso mas para me sentir melhor, melhorar minha digestão por exemplo.


Moira,

As brisas e os quindins são parecidos na aparência, assim como com os Tocinos del cielo espanhóis, mas o quindim é mais crocante e menos doce. Vou experimentar fazer um quindim de amêndoas qualquer dia desses, mezzo toucinho do céus, outro doce português que eu amo.

O quindim quadrado é uma experiência com umas forminhas novas...

Bjs a todas,

C.
Danny Mou disse…
Olá!
Adorei suas receitas! ;o)
Quero convidá-la para participar do Concurso Culinária com Foto que está rolando no meu Blog.
http://byebyegordura.com.br/?p=2884

Beijos, Danny
Nunca fiz quindim... vc me animou, hehe! Tão lindos!
Paulinha disse…
Óptimo aspecto!
E o sabor então deve ter ficado divinal.
Vou levar a receita comigo.

Beijinhos
Claudia Lima disse…
Claudia que bom que gostou da receita.
Aqui em casa sempre faz sucesso, pois adoramos Quindim.
Com o coco fresco é melhor, no entanto, as vezes tb utilizo o seco.
Quando estive no Brasil, comi uns muito bons e bem pequenos.
O formato quadrado ficou muito bonito, inusitado.
Bjs :)
Claudia disse…
Danny,

Obrigada pelo convite. Já dei uma olhada e quem sabe eu acho tempo para participar!


Santa,

Eu sempre comprei ótimos quindins e nunca precisei fazer até sair do Brasil. Agora eu faço e é bem fácil. As dicas da Cláudia Lima são as minhas também, vale a pena experimentar!

Paulinha,

A receita é perfeita, não tem erro!



Clauzinha,

Eu estava querendo publicar essa receita faz tempo mas não rolava uma chance e aí depois da última fissura pr quindins eu consegui fazer os quindins e fazer umas fotos dos mesmo e no fim a postagem deu certo. A receita é perfeita e eu realmente adotei. As forminhas quadradas eu comprei da última vez que estive no Brasil e aproveitei para experimenta-las para fazer quindins, derem super certo.

Beijos a todas,

C.
Dani disse…
Quindim para mim é O doce. A minha mãe fazia em todos os meus aniversários - em forma de quindim ou de quindão -, todos até que fiquei mais crescida, pois ela sabia que era a minha tentação suprema. Se não me engano, ela usava a receita do livro do açúcar União ;-)
No Porto, havia uma padaria - ainda há - que faz quindins brasileiros divinos, mas divinos mesmo, não resistia.
Nunca fiz, quero fazer, e quando for, usarei a sua receita!
Beijos!
Unknown disse…
Olhando suas receitas... fiquei pensando na felicidade de sua filha em saber que no futuro ela tem um belo livro virtual de receitas feitas pela mãe dela.

Beijos
henrique costa disse…
Adorei , mas gostaria de comprar tudo pronto .Espero que vendam , agradeço desde já a atenção..
obrigada DORA


Postagens mais visitadas