Manjar de coco com calda de framboesa...



Aqui no jardim de casa tem uma plantação de framboesas que cresce a cada ano... plantamos os primeiros pés de framboesa há seis anos, quando mudamos para esta casa e, de lá para cá, o número de pés e a a colheita de framboesas só faz aumentar. Todos os anos colhemos quilos e mais quilos de framboesas, este ano acho que entre 80 e 100kg. E olha que nos últimos dias da estação, já cansados de colher framboesas duas vezes por dia, deixamos de colher as últimas que ficam nos pés e acabam maduras demais.

As crianças e o Per se enchem de comer framboesas. E eu as uso para tudo. Eu faço dúzias de vidros de geléia, montanhas de vitaminas de framboesa, calda de framboesa para usar em tudo. Mas quer saber uma coisa? Eu não gosto de framboesas ao natural, parece bala, e vou falar uma coisa horrorosa: framboesa é o sabor natural mais forçado do mundo, é o sabor natural mais artificial do planeta. É tão perfumada que me enjoa. Nenhuma outra fruta me enjoa, apenas framboesas, e elas ainda tem aquelas sementes que não ajudam...



Mas eu aprendi a fazer caldas e geléis de framboesa de saber bem suave que me agradam bastante. Este ano fiz diversas experiências com framboesas e cheguei a receita perfeita. Mas melhor de todas as geléias gerou poucos potes, distribuídos entre amigos e vizinhos, foi-se em poucos dias, claro. Minha geléia perfeita leva purê de framboesas sem sementes, maças, pêssegos sem pele, açúcar e nada mais. Ficou uma coisa de louco pois as frutas estavam todas sensacionais. Com a adição da maça a geléia ficou ainda melhor do que a geléia de framboesa e pêssego que eu fiz no ano passado.

Além da tradicional geléia de framboesa com e sem sementes, há quem aprecie com sementes, eu também fiz uma geléia de framboesa com mirtilos, morangos silvestres e maça que ficou sensacional. Adicionar purê de maças descascadas e cozidas com as sementes dá sabor e textura únicos as geléias já que as maças são carregadas de pectina e suavizam o sabor "exagerado" das framboesas. Para mim framboesas são isso mesmo: exageradas, não precisavam ter taaaannnto sabor assim...



A mistura de framboesa com coco é sensacional. Na verdade as framboesas combinam bastante com doces e/ou pudins com alto índice de gordura e/ou amido. Também formam um par sensacional também com creme de abacate por exemplo. A acidez adocicada da calda de framboesa completa a base gordurosa do manjar e/ou do creme de abacate de forma perfeita. Eu amo framboesas assim, sobre a base certa. Mas outras caldas que ficam perfeitas com coco são maracujá, manga e jabuticaba...

Para fazer caldas, cozinhe as frutas com açúcar, use a quantidade de açúcar/por quantida de fruta que desejar, mais ou menos doce é questão apenas de gosto. Deixe que a mistura de frutas e açúcar apenas ferva levemente na panela, sob fogo médio, retire do fogo e passe a mistura pela peneira. Se ferver demais a mistura engrossa e você não quer uma calda líquida, certo? Faça com antecedência e deixe esfriar. Se desejar servir calda quente esquente um pouco antes de servir, sem deixar ferver.




Manjar de coco

Receita já publicada anteriormente aqui

1 litro de leite (médio desnatado) orgânico
400 dl de leite de coco orgânico
1/2 xícara, aproximadamente 100 gramas de côco ralado seco sem açúcar ou coco fresco ralado
6 colheres de sopa de amido de milho orgânico
1 dl de açúcar não refinado orgânico (é o açúcar amarelo não refinado e não o mascavo)

Como:

Separe uma xícara do leite e dissolva o amido de milho peneirado e reserve. Numa panela sobre fogo médio misture o restante do leite com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado e deixe cozinhar misturando o tempo todo para não grudar no fundo da panela. Quando a mistura estiver começando a querer ferver adicione a xícara de leite com amido de milho e continue mexendo até engrossar e levantar fervura. Quando ferver retire do fogo e distribua em copos ou potinhos molhados, ou em uma forma com furo no meio também molhada.

A forma molhada impede que o manjar grude na forma depois de endurecido. Deixe esfriar e leve para gelar. Desenforme depois de 2 ou 3 horas e sirva com calda de framboesas ou com a calda que preferir. Caldas que formam par maravilhoso com coco? Manga, maracujá, jabuticaba, por exemplo. O doce desenforma facilmente, basta colocar a forma, ou potinho, virado sobre um prato, dar uma sacolejada, que o manjar se solta.

Rende um manjar grande ou 8 potinhos, dependendo do tamanho.

Comentários

Ondina Maria disse…
LOL, adorei o facto de achares as framboesas exageradas. A verdade é que o seu sabor parece um pouco falso por ser tão perfumado, mas isso também me acontece com algumas papaias. No entanto tens muita sorte em conseguir colher tantos kilos de framboesas, quem me dera!
A combinação coco e framboesa é excelente. Mesmo para mim, que não gosto de coco, nunca digo que não a um belo manjar do mesmo, especialmente de levar framboesas à mistura :)
Deliah's Deli disse…
nice blog..i'm following you. :)
Claudia disse…
Ondina,

Então você é das minhas, entende bem o que eu quis dizer. Mas há quem ame exatamente isso, o fato das framboesas terem gosto de bala. Mas diferente de você, eu amo coco.

Beijos!

Deliah,

Thank you for the visit and the comment. I am glad to know that you are following... hope I can fix a translation bar into this blog soon so it will allow everybody to read it on their own languages, even if I think that my emotional Portuguese is just impossible to translate by a computer program.

All the best.


Cláudia
Nina Morelli disse…
Realmente, Claudia, as framboesas são muito perfumadas e com um sabor muito acentuado. Mas eu gosto, é minha geléia preferida depois do morango.
Mas eu gostaria de te pedir uma coisa bem simples se voce puder fazer: poderia tirar umas fotos do seu jardim e postar aqui no seu blog?
Eu fico imaginando como ele é.
Obrigada e um grande beijo.
Amei essa combinação de aromas e sabores! Perfeito!

Beijocas,
Cintya Maria
Rosana Steimbach disse…
Interessante, eu entrei nesse blog por conta do nome. Achei interessante, achei que era subjetivo. Então... li toda a postagem da framboaesa,e achei interessante voce dizer do seu gosto supercial. Depois, logo abaixo vi o post do risoto, e pensei: o nome não é subjetivo!!!

Ahahaha... sendo assim, achei bemmmm interessante também, o nome quer dizer o que é!

Bjus. adorei conhecer o seu espaço!
Dani Bros disse…
Que delícia isso! bjks
Paula Pacheco disse…
Nossa que calda mais linda que ficou essa da framboesa, ter um lugar pra plantar e conseguir colher tudo é maravilhoso,que bom que vc consegue.
bjs
Paula
Claudia disse…
Nina,

Meu jardim é um pouco grande demais para conseguir mostrar todo ele numa foto só, mas eu já publiquei diversas fotos dos vários cantos do jardim, inclusive da plantação de framboesa que fica numa parte estreita mas que bate sol o dia inteiro...Vou adicionar um link para a foto...

Cyntia,

É uma bela mistura, mesmo, né?

Rosana,

Obrigada pelo comentário. Espero que você volte mais vezes.


Dani,

Bjs para você também.

Paula,

É uma maravilha morar em casa e poder plantar, eu adoro isso. Em SP eu vivia numa casa na Granja Viana ainda maior do que a que eu vivo aqui e tinha um monte de árvores de frutas, até banana, vários abacateiros, limão e vegetais, era tão bom.

Beijos,

Cláudia
Luna disse…
Nossa, como é que eu ainda não conhecia seu blog? Maravilhoso!
Cininha disse…
Claudia 80 a 100kg??!! até parece impossível :-) e eu que nem consigo provar uma lá das da minha quintinha, já meti lá dois pés e nada, agora tinha um aqui em casa na varanda e também secou!!
Eu gosto bastante do sabor da framboesa, só não aprecio em iogurte, desses comercializados, acho um sabor bem bom :-)
Carol Nolasco disse…
Olá!
Espero que vc esteja bem!
Acabo de descobrir seu blog por acaso! E já estou APAIXONADA!
Tem muita coisa nele com gostinho da casa de minha avó, de família.
Me trouxe muitas recordações, fazendo juz ao nome do blog. Que pelo que entendi vc mora mora.
PARABÉNS! Parabéns pelo contéudo que vc gera. Tenho um blog e sei como é!

beijo carinhoso (sem nem te conhecer! rsrsrs)
Carol.
amooo franboesa, achei seu blog procurando receita de manjar de coco.

Postagens mais visitadas