Paisagem da Janela e Minha Receita de Canjica de Milho com Leite de Coco



O inverno esta bombando la fora, um inferno na minha opiniao. Mas visto daqui de casa, pelas janelas, o inverno parece lindo e branco e romantico. Eu adoro a vista das janelas de casa, estou sempre tirando fotos que, apesar de parecem identicas, sao diferentes umas das outras, ainda que em pequenos detalhes, como os tons de azul e cinza do céu. Algumas dessas fotos foram feitas de dentro de casa mesmo, nao botei o nariz para fora para fazer, e pode-se perceber o reflexo de luzes interiores, de portas. Mas em outras eu estava flanando pelo jardim pois mesmo que sob protesto, eu sempre saio de casa...









Nestes dias virou uma especie de tradicao minha fazer canjica de milho com leite de coco. Além de ser um dos meus pratos favoritos, combina demais com o frio intenso desta época do ano. No Rio de Janeiro a canjica é um prato de inverno e muito apreciada durante as festas juninas. Na hora de fazer eu uso uma receita muito pessoal que mistura agua, leite de vaca e leite de coco, mas nada impede voce de excluir o leite de vaca e usar apenas agua e leite de coco. Neste caso, basta dobrar a quantidade de leite de coco. Se preferir use outro tipo de leite (soja, amendoas, castanha de caju, aveia etc...).









Canjica de milho com leite de coco



2,5 DL (1 xicara) de milho branco para canjica
7,5 DL (3 xicaras) de agua
4 DL leite de coco organico
4 DL leite organico
1 DL de coco ralado seco sem açucar
1 colher de cha de baunilha em po ou raspas de uma fava inteira
1 pauzinho de canela inteiro
2 colheres de sopa de açucar
Canela em po a gosto



Como:

Lave bem o milho, se possivel deixe o milho de molho em agua por pelo menos duas horas. Escorra a agua e coloque o milho numa panela de fundo grosso com as 3 xicaras de agua, a baunilha e o pau de canela e deixe ferver. Quando ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar até que o milho esteja al dente (cozido, mas ainda durinho), se o milho nao estiver cozido quando a agua começar a secar e estiver ainda muito duro, adicione mais uma xicara de agua e deixe cozinhar até o milho ficar bem al dente. Quando o estive milho estiver al dente, levemente cozido, adicione o leite de vaca, o coco ralado e o açucar e deixe cozinhar em fogo brando até começar a ficar macio. Quando o milho estiver ficando bem macio, adicione o leite de coco e deixe cozinhar até o milho ficar bem macio mesmo.

Sirva quente.
Serve seis pessoas.

Obs. Se por acaso voce achar que no final de tudo os graos de milho nao estao macios os suficiente, deixe cozinhar um pouco mais. Se a canjica estiver muito grossa adicione mais leite ou mais agua.






Para quem gostar, segue abaixo mais uma sequencia de fotos feitas da janela de casa, durante a nevasca dos ultimos dias que também foi intensa neste lado do Atlantico Norte.






Mais e mais e mais do mesmo...





Comentários

Postagens mais visitadas